Construindo seu sonho de voar

Trabalhar na Aviação é uma profissão ou projeto de vida?

Não sei em outras profissões, pois nunca tive outra, mas trabalhar na aviação, seja o Piloto, Comissário de Bordo, Despachante Operacional, Mecânico ou Engenheiro é mais que uma profissão. Para encarar e se dar bem é necessário que se tenha isso como meta, como projeto de vida.

Digo isso por algumas razões, que talvez o aspirante a um cargo qualquer na aviação, não saiba.

1. Investimento – Isso como em qualquer carreira, o investimento financeiro e muitas noites e madrugadas de estudo serão necessárias, depois de formado, muita sola de sapato gasta e muitas impressões de Curriculum até a primeira oportunidade de mostrar seu talento

2. Regulamentação – A aviação é uma das indústrias mais, se não for a mais regulamentada do mundo, sempre temos autoridades fiscalizando, regulamentos, normas, procedimentos a serem seguidos. Isso é um complicador e tanto, apesar de necessário. Muitas vezes você vai se deparar com situações onde parece ser mais fácil, ou mais correta uma determinada situação, mas a norma manda fazer de outra forma, então não há o que discutir, cumpra-se a norma!

3. O retorno (em todos os sentidos) é a longo prazo… e bota longo nisso!

4. Sua licença, obtida depois de muito investimento (item 1), tem validade, se vencer, ou se por algum motivo que foge ao seu controle ela não for revalidada, você não trabalha (e não ganha), simples assim

5. Finais de semana, feriados, noite, dia, chuva, sol, neve…. não querem dizer nada, você trabalha do mesmo jeito! E muitas vezes cada dia num lugar diferente!

6. Os investimentos sempre são muito altos e o lucro pequeno a longo prazo, portanto a pressão do patrão sempre é gigantesca, avião parado é um prejuízo enorme!

7. Avião não fala Português, aprender outro idioma, principalmente o Inglês não é uma vantagem e sim uma obrigação!

8. Sua família também tem que saber disso tudo, senão não há casamento que aguente!

Se ainda assim, é isso que você quer, vá em frente. Trace suas metas, faça o seu plano de voo e siga! Arrependimento você não terá!

Ilton Noviski
Technical Manager at Recominte